segunda-feira, 23 de abril de 2012

Arrependimentos

"Eu não tenho arrependimentos".

Recorrentemente eu ouço isso. Talvez até você, que está lendo isso despretenciosamente, possa ser uma daquelas pessoas que carrega esse lema.

Geralmente eu ouço isso naquelas entrevistas no melhor estilo "de frente com gabi', de gente famosa. E - caramba! - os famosos não se arrependem nunca!

Sinceramente, não consigo conceber a vida sem arrependimentos. Arrependimento significa mudar a direção de algo que se percebeu equivocado. Pode não ser a melhor definição, mas não é muito diferente do que isso. Talvez o que as pessoas querem dizer quando afirmam não se arrepender de nada é que não sentem remorso, pois não adianta nada ficar trazendo à tona erros do passado, como uma forma de auto-punição contínua.

Mas daí a se dizer "eu não me arrependo"...

Acredito piamente que esse lema de vida - com a plena consciência do que é o arrependimento - é uma das maiores burrices que o ser humano pode fazer consigo mesmo. O arrependimento é a medida do amor, da compaixão, da humildade, principalmente da humildade.

Realmente tenho poucos remorsos, e tento me livrar deles todos os dias. Mas tenho muitos arrependimentos. Certamente muito menos do que eu deveria ter.  Mas os tenho, graças a Deus.

0 perspectiva(s):