quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Catarses

No significado literal, a palavra que entitula este texto significa "purgação", "purificação" ou "evacuação".

A origem das "catarses", até onde me consta, vem da filosofia grega, com Aristóteles. Como eu não sou metido a filósofo, apesar de gostar do assunto, vou deixar aqui um pequeno trecho do que você pode encontrar no Wikipedia à respeito (mais honesto do que isso, impossível).

Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama.
Ou ainda:

Ou seja, é preciso que o herói trágico passe da "Felicidade" para a "Infelicidade" por alguma desmedida sua para atingir a catarse
Em termos bem práticos, catarse acontece quando a gente se depara com alguma situação que gera em nós uma identificação tamanha que faz com que haja um sentimento de liberdade, um ânimo diferente.

Ou, para a psicilogia,"catarse é o experimentar da liberdade em relação a alguma situação opressora, tanto as psicológicas quanto as cotidianas, através de uma resolução que se apresente de forma eficaz o suficiente para que tal ocorra".

E isso acontece todos os dias, faz parte do cotidiano das pessoas. Ouvir uma música e se identificar com o que está sendo cantado; assistir um filme e se "ver" num ou noutro personagem; enfim, se identificar com algo que atenue a dor de um drama, que ajude a se erguer numa situação difícil. E é bom, muito bom.

O problema todo dessa morfina psicológica é que ela não resolve os nossos problemas, não aplaca por inteiro os nossos vícios, muito menos nos livra de nós mesmos. A exceção fica por conta de uma das catarses: a que encontramos na Cruz.

Essa sim é a solução para todos os nossos vícios, porque não gera apenas um efeito efêmero na nossa dor, ou na nossa culpa. Até porque Deus não me parece muito preocupado com a intensidade da nossa culpa, mas com a eficácia do nosso arrependimento. E a catarse da cruz traz mais do que um alívio, traz a liberdade de saber que somos amados, nos fazendo amar verdadeiramente.

Fiquemos com a cruz. Ela é a melhor das catarses.

Um abraço,

Diego





1 perspectiva(s):

Fernanda. disse...

é, amigão..
fiquemos perto do nosso Amigão!^^