quinta-feira, 7 de março de 2013

Pastoreio

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. (João 21:15-17)

Ultimamente venho desenvolvendo uma certa aversão por escrever sobre temas relacionados à igreja, ou mesmo sobre fé, de maneira geral. Não porque isso deixou de ser importante para mim (pelo contrário), mas porque, conforme começo a conhecer alguns autores importantes e que têm edificado a minha fé de maneira substancial, vejo que o que precisa ser dito, já está dito. Suficientemente nas escrituras e complementarmente por diversos autores há, pelo menos, alguns séculos. Porém, cá estou eu de novo (talvez até pela imaturidade de dar lugar ao incômodo; então que, pelo menos, seja bíblico e sensato o que se segue).

Conheço muitos pastores. Alguns, no sentido bíblico propriamente dito. Outros, no sentido do estereótipo firmado por aí. Charlatões, hereges, filhos da perdição. Quanto a esses últimos, não vale gastar tempo e palavras, pois o próprio Deus sabe quem são, e há de cuidar dos seus, afastando-os deles. No entanto, não quero me referir aqui a nenhum dos dois. Me refiro àqueles que foram, de fato, chamados para o ministério pastoral, mas que ainda não o assumiram ""oficialmente"" em suas igrejas locais.

Cabe aqui um parêntese. Sou filho de pastor, e sei que meu pai não é perfeito. Por isso, que fique claro, não serve esse texto para ferir os irmãos, muito menos para apontar o dedo para ninguém. Apenas espero, de alguma forma, contribuir para a edificação do corpo. Dito isso, continuemos.

Em primeiro lugar, se você foi chamado ao ministério pastoral mas não foi "ordenado" por sua igreja local, mesmo respeitando certos limites, você não começa a sua jornada só depois que alguém coloca a mão na sua cabeça e diz: "agora, você é um pastor". Sua responsabilidade começa com os amigos e as pessoas à sua volta. Assim como em outros serviços, Deus vocaciona, chama e prepara. Portanto, se Deus te chamou para o ministério e você tem certeza disso, certamente algumas responsabilidades são postas à sua frente. E o que fazer diante delas?

Quando se fala de preparo ministerial, a primeira coisa que vem à mente de qualquer um é o preparo teológico e a importância de se ter uma vida espiritual próspera e plena. Ok. Conhecer a Deus de perto (e não só à respeito dele) é essencial para ser tutor das pessoas em suas caminhadas com Cristo. Mas é mais do que isso.

Não raro, tenho visto gente vocacionada, capaz de ensinar, próxima de Deus, mas que não tem NENHUMA responsabilidade com seus irmãos. Deixe-me dizer com todo o amor: se você diz que foi chamado ao ministério pastoral, mas quando um irmão te procura pedindo ajuda por estar vivendo uma situação difícil, ou para confessar pecados - ou mesmo quando é um cara de pau, que vive uma vida torta e não quer se arrepender - e a sua atitude é, por exemplo, falar dos pecados dele para os outros, ainda que usando pseudônimos ou anonimamente (sob aquela justificativa cretina de mostrar pra todo mundo como o homem é falho e como o meio evangélico está corrupto, e como você é o novo João Batista), ou mesmo se sua atitude é de deixar o cara pra lá, sem procurá-lo depois para... PASTOREAR, então reveja seus conceitos sobre o que é ser pastor. Veja, você não é obrigado a tomar para si essas responsabilidades, se não quiser. Mas uma vez que assumiu esse chamado, assuma também as responsabilidades dele.

Porque se você acha que Deus te chamou para pastorear, mas só quer a parte de "ser profeta", mas não de ter a responsabilidade de amar, corrigir, ser paciente - ainda que às vezes precise ser duro - ou se você acha que só vai ter que assumir tudo isso quando estiver pastoreando sua igreja local, que Deus tenha misericórdia de você, e te faça ver que a sua responsabilidade é bem maior do que você pensa.

Com amor,

Diego

0 perspectiva(s):