terça-feira, 30 de junho de 2009

Viver

Então...

Tem uma música de um camarada chamado Stênio Marcius que diz o seguinte:

"E se a dor for minha sina
Será que ainda faço rima?
Canto alegre a melodia?

E se eu perdesse tudo
Será que com tudo me alegraria em Deus?"

Não sei se já deu pra perceber pelos textos que eu posto aqui, mas um dos assuntos que eu mais gosto de pensar sobre é a felicidade...

Isso porque eu não consigo concebê-la como a maioria das pessoas; não consigo acreditar na felicidade como um ideal de vida, que se não for alcaçado nós perderemos a razão de viver. Geralmente as pessoas condicionam, expressa ou tacitamente, a felicidade a uma circunstância tal, que se não for cumprida, representará a desventura sem fim.

Eis o que eu acho:

Pobre do ser humano que depende de suas próprias razões, de seus próprios objetivos pra alcançar alguma coisa nessa vida. Millôr Fernandes disse que viver é desenhar sem borracha. Concordo com ele. E ainda acrescento: Ser feliz passa por reconhecer isso; passa por ter a consciência de que independente de erros e acertos, todos podemos ter uma razão de viver. Como disse o Tim Maia (e eu não to zoando!): "Ah! na vida a gente tem que entender/ que um nasce pra sofrer/ enquanto o outro ri/ Mas quem sofre tem que procurar/ pelo menos vir achar/ razão para viver."

É por ai mesmo!

Então, voltando aos primeiros versos, será que Deus é suficiente pra mim? Será que Ele tem sido realmente a 'porção do meu cálice'?

Ou será que 'ser feliz' tem sido mais importante pra mim do que viver?

1 perspectiva(s):

Gustavo Paes disse...

muito bom cara...me lembrei disso:

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." 1 Coríntios 15.19

ou melhor:

"Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo." 2 Coríntios 6.10

Talvez o que nos cause maior tristeza seja exatamente o fato de estarmos buscando sempre uma alegria (que já encontramos). Precisamos estar satisfeitos, pois a graça de Deus é suficiente, nos basta.

Abraço e continue escrevendo...pois aqui é um dos poucos lugares que se encontra algo acrescentável (e não só para essa vida)...